FETAG-PI DÁ INÍCIO AO III EPIFOR – ENCONTRO PIAUIENSE DE FORMAÇÃO.

Com o tema “Balançando a rede de multiplicação criativa”, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), deu início nesta terça-feira (7), ao III EPIFOR – Encontro Piauiense de Formação. O encontro que está acontecendo no Centro de Formação da entidade, se estende até a próxima quinta-feira (9), e é realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), por meio da Escola Nacional de Formação da Confederação (ENFOC).

A atividade é coordenada pela Secretaria de Formação e Organização Sindical e conta com a participação de cerca de 150 participantes, sendo este público formado por alunos que já passaram pelo itinerário da ENFOC (nacional, regional e estadual) que estão ocupando cargos em diretorias dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’S), polos e FETAG-PI e colaboradores.

O objetivo do encontro é fortalecer a rede estadual de formação, a partir da socialização e troca de experiências, vivências e saberes dos multiplicadores/as criativos reafirmando o compromisso com a formação e o trabalho de transformação social materializado no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

A abertura  contou ainda com a presença dos dirigentes da CONTAG, o Assessor da Secretaria de Formação, Amarildo Carvalho e da Secretária de Jovens, Mazé Morais, e ainda de representantes de diversas entidades sindicais como as Centrais dos Trabalhadores, CTB, além dos diretores da Federação.

A abertura mística foi feita pela Orquestra Juvenil, do Grupo Nossas Raízes, do município de Batalha, que fez a execução do Hino do Piauí. Em seguida, o encontro foi aberto com o “Diálogo no Alpendre”, coordenado pelo Secretário de Formação e Organização Sindical, Manoel Lázaro e contou com a participação da Vice Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, da Secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o Presidente da CTB, Elton Arruda e a representante do Fórum de Convivência com o Semiárido, Carmelita.

A Vice-Presidente e Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, deu início as falas saudando a todos os presentes e justiçando a ausência da Presidente Elisângela Moura, que está participando de encontro em Brasília. “Esse encontro tem como finalidade contribuir, além da formação, para que nós, enquanto lideranças sindicais, possamos refletir sobre nosso papel  sobre os rumos do movimento sindical”, disse.

Em seguida  a palavra foi passada ao Secretário de Formação e Organização Sindical,  Manoel Lázaro. “Quero agradecer à presença de todos que atenderam ao nosso convite, e quero aqui agradecer especialmente aos coordenadores de polos, que sempre nos ajudam no trabalho de mobilização, quando vamos realizar nossas atividades”, declarou.

Segundo Manoel Lázaro, o encontro é uma satisfação e ao mesmo tempo um grande desafio, trabalhar a formação sindical das lideranças. “Quero aqui reafirmar a grande importância que tem a formação sindical. Digo sempre, que a formação é o coração do movimento sindical, e este precisa estar sempre organizado. Nós somos responsáveis por estar levando e semeando conhecimentos para as nossas bases. E esta oficina é mais uma oportunidade para estarmos adquirindo conhecimentos e trocando experiências com o outro.  Quando passamos por essas escolas, assumimos um grande compromisso, de levar informação para os nossos sindicatos. Somos uma rede de educadores e precisamos balançar essa rede juntos, unindo nossas forças para que possamos fazer esse trabalho de formação em conjunto”, concluiu.

A Secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, falou da importância do encontro como forma de fortalecer a rede de multiplicadores. “Esse momento é importante para que possamos fazer uma reflexão, de como estamos fortalecendo essa rede. Para a Contag é fundamental o fortalecimento dessa rede. Temos que continuar investindo em formação. O pensamento aqui é de transformar e multiplicar nossos conhecimentos”, finalizou. 


Por: FETAG-PI, acessado em 07/07, as 22:55 – Leo Costa.











Nenhum comentário:

Postar um comentário