SEMINÁRIO ESTADUAL: ASSALARIADOS RURAIS TEM DIREITO A TER DIREITOS 21 E 22/08

Os assalariados rurais hoje constituem a parcela mais empobrecida do campo. No Brasil, existem cerca de 4,77 milhões de assalariados/as rurais, onde apenas 1,59 milhões são empregados com carteira assinada (IBGE 2006), e o restante não possui carteira de trabalho assinada, trabalham na informalidade ou conseguem apenas empregos temporários.

Diante deste contexto a Secretaria de Assalariados Rurais irá realizar nos dias 21 e 22/08, no Centro de Formação Sindical da FETAG-PI, o Seminário Estadual: O MSTTR e os Assalariados Rurais – contexto e desafios. O CESIR da FETAG-PI fica localizado na BR-343, km 20.

O objetivo é de compreender e atuar frente a realidade atual e levantar a bandeira de luta dos assalariados rurais no Estado. Grandes grupos econômicos, desenvolvendo ações articuladas no âmbito estadual, regional e nacionalmente; ampliar as negociações coletivas de trabalho.

De acordo com a CONTAG, há uma diferenciação na formalização das relações de trabalho quando observamos as regiões e a distribuição dos/as assalariados/as rurais segundo o registro na carteira de trabalho. O percentual de trabalhadores/as sem carteira assinada por região é: Norte (82,6%), Nordeste (80,2%), Sudeste (53,5%), Sul (59,1%) e Centro-Oeste (54,4%).
 Segundo o Secretário de Assalariados Rurais da FETAG-PI Simão Gomes, é preciso atuar de forma mais enérgica Há um déficit na fiscalização rural, principalmente na região dos Cerrados, onde há uma incidência de trabalho escravo.

Programação

Dia 21/08/12 – terça feira
Noite – Chegada dos Participantes

Dia 22/08/12 – quarta feira
08h - Abertura
9h - Mesa: O MSTTR e os Assalariados (as) Rurais: contextos e desafios
Expositores: Antonio Lucas – CONTAG
Manoel Simão – FETAG-PI
Debate
14h - Painel: Saúde e Segurança no Trabalho
Expositor: Dr. Luis Lima – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
Representante do CEREST/PI (Centro de Referência em Saúde e Segurança no Trabalho no Estado do PI)
Debate
16h – Exposição: Migração e Trabalho Escravo
Expositora: Dra. Paula Mazullo - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
Debate

Dia 23/08/12- quinta feira
8h - Painel: As Negociações Coletivas de Trabalho
Expositor: Assessor da Secretaria de Assalariados Rurais da CONTAG
Debate:
10h – Trabalho em Grupo
14h – Apresentação dos Trabalhos Grupos
16h – Encerramento