Seca no Piauí é mais intensa dos últimos 80 anos, um milhão de pessoas atingidas pela estiagem

Esta é a seca mais intensa dos últimos 80 anos, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí, em suas atividades pelo Estado tem vivenciado este flagelo. Em algumas cidades não há água potável para consumo humano e animal e, em alguns casos, agricultores já perderam tudo. Outros produtores já estão constatando perdas 100% no semiárido do Piauí.

São aproximadamente 250 mil famílias atingidas pela estiagem perfazendo um total de um milhão de pessoas, principalmente no semiárido do Piauí. No total são 82 municípios com decreto de situação de emergência homologado, podendo chegar a 150 municípios nós próximos meses.

Segundo dados da entidade na região Nordeste  são 458 municípios que decretaram situação de emergência. Em torno de 180 municípios sofrem com efeito da seca, destes 152 estão na área do semiárido.

São 159 municípios que aderiram ao garantia safra, contemplando 89.870 agricultores/as. No estado existem vários poços perfurados, entretanto não estão equipados, várias  famílias estão se desfazendo dos seus animais devido á falta de água e de pastagem.

Segundo Evandro luz Presidente da FETAG-PI, a demanda é para a permanência e urgência de carro-pipa e cestas de alimentos, bem como frentes de serviço.  No estado existem grandes barragens subutilizadas, mas são poucas adutoras que garantam segurança hídrica a população, em especial da zona rural, bem como a falta de kit’s que possam potencializar a produção no entorno.

Pequenos reservatórios de água, como açudes e barreiros não acumulam água suficiente ao consumo humano e animal.

Acesse este link e veja a relação dos municípios atingidos pela estiagem do Estado, www.defesacivil.gov.br/situacao/reconhecimento/2012/estados/pi.asp 

Imagens da Seca



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário